quinta-feira, setembro 11, 2003

A política, os politicos e a Polícia.

Sai um comentário com um pires de tremoços?

É tão bom ser Português. Tenho um tio que para evitar problemas com a polícia, enveredou pela política. Tornou-se vereador da Câmara Municipal, e passou a doar uma parte do seu ordenado para a Esquadra Local. No entanto, não podemos generalizar, há politicos honestos ainda. Podem-se contar pelos dedos de uma mão aleijada, mas ainda os há.

Noutro dia, ia eu pelo meu caminho normal na auto-estrada, como sempre a 150, 160km por hora, o normal para não demorar muito tempo na estrada, quando sou mandado encostar à direita (no meio da minha ultrapassagem), sou mandado encostar por um senhor muito simpático de moto verde/ negra, com umas insignias, GNR? Conforme acabo a ultrapassagem, e ponho o pisca à direita, já convencido que o referido senhor, muito simpático, uma vez que não parava de me fazer sinais com os braços, sendo que agora que penso um pouco nisso, se calhar não era a dizer adeus, mas enfim, prosseguindo, eu encosto, com aquela percepção do "entalado", assim do estilo: "já fui agrafado, tou lixado, vou ter de dar 50 €uros ao gajo pa não ser multado", quando nisto logo após a mota, começam a passar uma série de carros por mim, juro que assim como quem vai nos 200? quais quê, aquela coisa parece que voa, compadres.

Tenho a certeza que lá vi algumas caras conhecidas da contra-informação, como o Durão, a Forreta Leite e mais dois ou três, que apesar da velocidade com que passaram, me pareceu já os ter visto na Tv, uns dias destes.

Não quero parecer bota de elástico nem nada, mas o limite na auto-estrada para todos os cidadãos (e acho que os politicos ainda são cidadãos), exceptuando as autoridades (e acho que os politicos ainda não são considerados autoridades) é de 120Km hora. Mas pensando bem, se calhar o Durão tava aflito pa cagar, o que torna isso um caso de emergência, logo a velocidade é permitida (na realidade e segundo vi depois na Tv, ele ia encontrar-se com o primeiro-ministro espanhol, mas entre cagar e encontrar-se com um espanhol, é tudo igual, só mudam as moscas).

É giro também, que apesar de não terem havido aumentos para a função publica, nem privada, que eu não fui aumentado, senão no horário de trabalho (isto porque para compensar a produtividade inexistente dos nossos gestores, agora temos de fazer horas extras), das propinas nas Universidades, no aumento dos livros escolares em 20%, da venda de imobiliário do estado e dos despedimentos, como o País está todo em crise, agora o Primeiro e a comitiva compraram uns chavecos daquela marca da Alemanha (aquela da Estrelinha) do ultimo modelo, e aposto que blindado também (sim, para os proteger dos gajos sem aumentos).
Mas se calhar eram alugados.

Sem comentários: