quinta-feira, setembro 11, 2003

A política, os politicos e a Polícia.

Sai um comentário com um pires de tremoços? Vide post anterior, por favor!!

É tão bom ser Português. Tenho um tio que para evitar problemas com a polícia, enveredou pela política. Tornou-se vereador da Câmara Municipal, e passou a doar uma parte do seu ordenado para a Esquadra Local. A nova polícia Judiciária, com a ajuda do gabinete do Procurador da República, (sim, vivemos numa república), procedeu à sua detenção, com mais 4 efectivos da Esquadra, acusados de Favorecimento, corrupção (aquela palavra dantes proibida), associação criminosa e peculato.

Noutro dia, como sempre ia eu pelo meu caminho normal na super-auto-estrada, como sempre a 250, 260km por hora, o normal para não demorar muito tempo na estrada, quando sou mandado encostar à direita (no meio da minha tripla ultrapassagem), sou mandado encostar por um senhor muito simpático de moto verde/ negra, com umas insignias, Nova GNR? Conforme acabo a ultrapassagem, e ponho o pisca à direita, com aquela percepção do "entalado", assim do estilo: "já fui agrafado, tou lixado, vou ter de pagar multa por excesso de velocidade, e vou ficar sem carta", quando nisto, e logo após a mota, começam a passar uma série de carros por mim, juro que assim como quem vai nos 400? quais quê, aquela coisa parece que voava, compadres.

Tenho a certeza que lá vi algumas caras conhecidas da contra-informação, como os netos do Durão, da Forreta Leite, do Portas e mais dois ou três, que apesar da velocidade com que passaram, me pareceu já os ter visto na Tv interactiva, uns dias destes.

Não quero parecer antiquado nem nada, mas o limite na auto-estrada para todos os cidadãos (e os politicos nunca foram mais ques cidadãos), exceptuando as autoridades (e os politicos nunca foram considerados autoridades) é de 220Km hora. Mas pensando bem, se calhar o Novo Guarda Republicano teve razão em os deter, primeiro, por excesso de velocidade, depois por abuso de autoridade, por dizerem que punham o Guarda a limpar o chão da esquadra se não os deixasse seguir caminho, e ainda por tentativa de Suborno, por dizerem que conseguiam arranjar maneira de o promover se os deixasse prosseguir. É óbvio que só me apercebi da situação depois na Tv Interactiva, quando vi o Primeiro Ministro da Federação Ibérica a visitar os referidos netos das figuras referidas na Esquadra Municipal.

É giro também, que apesar de terem havido aumentos pequeninitos para a função publica, e para a privada, que eu fui pouco aumentado, mas reduziram-me o horário de trabalho (isto porque para compensar a produtividade extraordinária dos nossos gestores, agora temos de fazer menos horas), da extinção das propinas nas Universidades, do uso de cd-roms como manuais escolares, da compra de imobiliário devoluto pelo Estado e das contratações de algumas pessoas para a Função Pública, como o País está todo em acelaração contínua, agora o Primeiro e a comitiva andavam nuns chavecos daquela marca da Alemanha (aquela da Estrelinha) do modelo de 2003, e aposto que blindado também (sim, para os proteger dos Guardas que os querem multar).
Mas se calhar estou a sonhar demais.

Sem comentários: