terça-feira, outubro 07, 2003

Notícias: Os 11 anos da SIC.

Sai um comentário com um pires de tremoços?

Sic Transit Gloria Mundi. Nunca soube muito bem o que querem dizer com isto, mas com certeza não se estarão a referir à estação de Carnaxide (é alguma coisa do estilo: “O Benfica, glorioso mundialmente, ficou na fila do trânsito ali pós lados da SIC” – tradução literal e livre do autor).

11 anos, parece que foi ontem que fiquei todo contente, mais um canal pa ver desenhos animados e séries, e o aspecto, tanta cor, que giro.

Ainda agora está a começar, são só 11 anos, parece que foi ontem, mas ao mesmo tempo é daquelas coisas a que nos habituámos de tal maneira que parece que sempre existiu.

Ainda não havia TVCabo, nem ninguém ainda se tinha lembrado disso. Na zona de Lisboa, na altura, existiam alguns canais piratas experimentais que passavam para toda a gente, e a determinadas horas do fim de semana, filmes, uns melhores que os outros, alguns bem picantes, tudo em canal aberto, altas horas da madrugada.

O Governo, preocupado com o interesse das pessoas decidiu lançar concurso para canais de televisão privada, de âmbito Nacional.
Concorreram3 propostas, das quais ganharam a SIC e a TVI.

Já faz 11 anos.
Estou a ficar velho, os putos de agora crescem com 50 canais, e nós dantes tínhamos de nos contentar com 2, lembram-se?
Não faz assim tanto tempo, que ir alugar um vídeo era mesmo uma opção óptima, porque não se passava nada.

Agora já há Sic Mulher, Gold, Notícias, Radical, Canal 18, etc, mas até aqui há 10/12 anos, era o vazio, como evoluímos, é mesmo estranho pensar que agora tomamos como assumidas coisas que são tão recentes.

E poderíamos continuar a dar montes de exemplos, os computadores e a sua evolução, a net, bancos on-line, chats, mircs, jogos interactivos, consolas, telemóveis, gps, etc.

Acho que o aparecimento da SIC coincide com um ponto de viragem de Portugal para a modernidade, e simultaneamente, da entrada no mundo numa nova era Tecnológica, da qual nós somos ainda os primeiros filhos, já pensaram nisso?

Somos os primeiros, os pioneiros, as cobaias, os caloiros, chamem-lhe como quiserem, somos os primeiros desta nova idade da Humanidade: a “Idade da Informação”. É estranho...

E lembram-se do Dragon Ball? Grandes malhas, que saudades que tenho...

Sem comentários: