segunda-feira, novembro 29, 2004

Política: Um novo rumo?

Sai um comentário com um pires de tremoços?

Há algo que há muito tempo me vem suscitando dúvidas e me vem desencorajando na minha vida simples de frutrado político, que é o facto de ninguém se parecer importar com o fracasso completo da chamada “democracia”, tradução literal do termo Grego para o Poder do Povo.

Cada vez menos o Povo diz o que quer que seja, cada vez mais há a impossibilidade de qualquer pessoa do Povo ser eleita para o que quer que seja, excepto para alguma Junta de Freguesia, onde não existam interesses.

Todos vemos e todos sabemos que os eleitos são as pessoas dos partidos, que por sua vez, estão nos partidos a defenderem sempre os interesses de alguém, que numa essência lata do termo pode ser considerado o “País”, embora essa definição, como todos sabemos é igual a tantas outras, e comporta mil e um significados.

Á parte isso, e apesar da pequenina grandeza de Portugal, o País deles se calhar nem é o nosso, para uns é um País Cor-de-Rosa, para outros Cor-de-Laranja, mas como diz o ditado, e nisto o que é Popular tem sempre razão, a unica coisa que muda são as moscas, porque a merda Laranja não difere em nada da merda Rosa.

Isto tudo, - quando me ponho a divagar, não parece haver limite – para vos falar de um site interessantissímo, que discute os rumos da nova esquerda, e se propõe em muitos dos artigos, a pesquisar pela sua própria essência quanto à real existência ainda de espaço para uma Esquerda interventiva e activa, no contexto do mundo actual.

E se calhar esse tipo de reflexões deveriam ser tidas em linha de conta, por todos nós, qual o espaço a ser ocupado por pessoas que não se revêm nas imposições da maioria, nestas Democracias artificiais do Mundo Ocidental?

Deverão, como muitas já fazem, ignorar que os poderes devem ser escolhidos com intervenção do Povo, de todos; e jogar simplesmente pela abstenção, porque como dizia atrás é sempre a mesma coisa?

Ou se calhar devemos escolher uma via diferente, a tal 3ª via, que ainda ninguém me conseguiu explicar muito bem do que se trata?

Fico a aguardar os vossos comentários!

Sem comentários: