quarta-feira, setembro 17, 2003

A PT dá dividendos, mas aumenta as facturas.

Sai um comentário com um pires de tremoços?

Não é que eu queira ser comunista nem nada disso, por acaso até sou, não que tenha de me justificar, mas assim sabem logo com quem é que estão a falar.

A PT anunciou numa medida que excede em larga medida as expectativas mais optimistas dos accionistas nacionais e não só, uma extraordinária divisão de dividendos pelos seus accionistas, algo que acho absolutamente justo, uma vez que o dinheiro foi feito foi para circular entre as pessoas, e é melhor darem dividendos a todos, do que promover prémios entre os administradores para divisão do mesmo bolo.

Assim, todos os que forem accionistas da PT irão receber no princípio do próximo ano, em princípio, 22 cêntimos por acção que detenham, o que convenhamos, é muita bom.

Só para termo de comparação, as acções da Pararede valem 19 cêntimos cada, por isso se pode constatar o muito dinheiro que é, uma vez que os dividendos distribuídos davam para ao actual valor de mercado comprar uma vez e meia a empresa tecnológica.

A única coisa que é injusta é que para conseguir concretizar estas operações, a PT (que este ano conseguiu, se tirarmos as 1500 pessoas que despediu, aumentos nos lucros de mais de 50%) é injusto que a PT aumente as margens de lucro aos clientes, como aconteceu este ano.

A conclusão que se pode facilmente tirar, é que o valor de aumento que cada família Portuguesa que tem telefone pagou, vai directamente para os bolsos de investidores particulares.

Andamos a pagar mais, para eles receberem mais. Só se interessam mesmo com os lucros (como o provam os 1500 despedidos da empresa).

Cada cliente é apenas mais uma oportunidade de aumentar o valor a receber. Podiam investir em aquisições de empresas no estrangeiro, em cimentarem posições em mercados emergentes como o de Leste, por exemplo, aumentarem os níveis de concorrência na América do Sul, fomentarem o desenvolvimento das telecomunicações nos países Luso-Africanos, mas não, em vez disso, andam a espalhar dividendos pelo pessoal.

E eu, feito urso, vendi as minhas 1000 acções da PT o mês passado a 5,86€, a ganhar 5 cêntimos por acção, e agora elas estão a quase 6,86€, ou seja tinha ganho 1000 euritos sem me chatear nada.

Acho que foi uma manobra muito suja, não me terem avisado que isto ia acontecer. Quero que as famílias Portuguesas se lixem, eu nem tenho telefone da PT, agora só me resta comprar acções para ganhar os dividendos pó ano.

E depois ainda me chamam Comuna.

Sem comentários: