quarta-feira, outubro 08, 2003

Multimédia: BD no CM.

Sai um comentário com um pires de tremoços?

Adoro estas cenas das siglas, é mesmo porreiro, não acham? Fica um título mesmo impecável. Esta é dedicada ao Agas, que me chagou o juizo para escrever sobre BD.

Conforme todos já devem ter visto, com tanta publicidade, o Correio da Manhã aos fins de Semana está a oferecer (oferecer o caraças, têm de pagar 900 paus) uma colecção de clássicos da Banda Desenhada.

Ele vai ser o Mickey, a Mafalda, o Super-Homem e o Homem Aranha, do infantil/ juvenil à Banda desenhada mais a sério vai estar de tudo um pouco nesta colecção.

Pensei que fosse treta, que os livros fossem uma porcaria, com histórias muito antigas, com papel de jornal, sem mais nada, com duas tiras por cada uma das 208 folhas, mas felizmente, os senhores do CM cumpriram com o que me iludiram:
208 folhas, recheadas de aventuras extraordinárias, a maioria delas que conta o que melhor definiu a personagem através do tempo, com um papel de qualidade fantástica, mesmo para livros literários, com cores espectaculares, apenas com o senão de as páginas inteiras do formato de Álbum A4 terem de aparecer um pouco reduzidas, mas mesmo assim compensado com o facto de trazer quatro álbuns (no caso do Lucky Luke), por livro.

Antes das histórias, uma evolução da personagem, história do(s) autore(s), datas e factos históricos mais relevantes, e explicação sucinta de como as histórias influenciaram as personagens.

Está espectacular, por exemplo, no caso do Pato Donald, as histórias vieram complementar uma recente saga editada no Disney Especial sobre a Vida do Tio Patinhas realizada pelo Don Rosa.

Vou comprar todos os volumes que saírem, acho que está muito bem concebido e idealizado.

É mais uma mostra de como a Devir veio alterar o rumo da Banda Desenhada em Portugal.
Passou de negócio à deriva das ideias de senhores que não tinham a mínima idéia do que era a BD, para alguém que realmente gosta, não só de BD, mas também de ganhar dinheiro a fazer o que mais lhe dá gozo na vida.

Apostada desde sempre numa visão de “fã” das revistas de comics, a Devir tem vindo a conseguir não só fidelizar os já leitores, como tem conseguido granjear novos membros para o exército já extenso dos Bdmaníacos.

Apenas um único senão, que é a não inclusão de nenhum autor Português na colecção.
Por favor pesquisem, apesar das faltas de apoios normais no que se refere a uma arte que precisa de muito desses apoios para ser difundida, deverá haver algum autor que mereça estar nesta colecção.

Parabéns pelo bom trabalho. Apenas uma ultima questão, para quando uma colecção (a exemplo dos CenterFolds que publicavam no CM Domingo) com o melhor das revistas Porno Nacionais? Podiam distribuir um fim de semana a "Gina", no outro a "Week and Sex", noutro a "Tânia", e por ai a fora...

Acreditem que as vossas vendas quintiplicavam...

Sem comentários: